Ucrânia ataca porto russo e afirma que depósito de petróleo foi atingido
MOSCOU (Reuters) - A Ucrânia atacou um porto do sul da Rússia no Mar de Azov com mísseis e provocou um incêndio em um depósito de petróleo na região ocidental de Bryansk com drones, disseram autoridades, fontes e vários veículos de mídia.
A extensão dos danos e as armas usadas no ataque ao porto não ficou clara, embora a Rússia tenha advertido repetidamente que o uso pela Ucrânia de mísseis Atacms dos Estados Unidos na fronteira representa o envolvimento direto do Ocidente e corre o risco de desencadear uma guerra mais ampla.
Kiev diz que atinge as instalações de energia russas em retaliação aos ataques à infraestrutura de energia ucraniana, que derrubaram cerca de metade da capacidade de geração disponível da Ucrânia durante a guerra, danificaram a distribuição e causaram apagões.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as unidades de defesa aérea destruíram 14 drones ucranianos durante a noite sobre Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia.
O governador regional Alexander Bogomaz disse no Telegram que uma instalação de produção não especificada pegou fogo brevemente.
Os militares ucranianos disseram que o ataque causou um grande incêndio em um depósito de petróleo, enquanto a mídia independente russa ASTRA informou que uma refinaria havia sido atingida e mostrou chamas.
O gasoduto Druzhba, de construção soviética, que bombeia petróleo da Sibéria Ocidental e do Mar Cáspio para a Europa, passa por Bryansk, assim como o Baltic Pipeline System (BPS), que vai para o Mar Báltico.
A operadora de gasodutos do Cazaquistão, Kaztransoil, disse que Druzhba não foi danificado. Citando as autoridades russas, afirmou que uma instalação industrial pegou fogo e que não havia ameaças aos suprimentos de petróleo originários do Cazaquistão.
O Cazaquistão planeja enviar 130.000 toneladas (31.000 barris por dia) de petróleo para a Alemanha em dezembro via Druzhba, além dos 1,358 milhão de toneladas enviadas neste ano.
Uma fonte do setor ucraniano disse que o ataque noturno a um depósito de Bryansk não afetou o trânsito de petróleo para a Europa via Ucrânia.
(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne, Vladimir Soldatkin em Moscou, Maria Gordeyeva em Almaty e Pavel Polityuk em Kiev)
0 comentário
Brasil acumula fluxo cambial negativo de US$2,64 bi em dezembro até dia 6, diz BC
Nasdaq chega a 20.000 pontos pela primeira vez com impulso de ações de IA
Acordo Mercosul-UE pode pressionar indústria do Brasil, diz sindicato do ABC
Wall St avança após dados de inflação consolidarem expectativas de corte de juros em dezembro
Governo corre contra tempo para liberar emendas parlamentares, diz líder no Congresso
Ucrânia ataca porto russo e afirma que depósito de petróleo foi atingido