Fed deve manter juros e abrir porta para corte em setembro

Publicado em 31/07/2024 08:33 e atualizado em 31/07/2024 09:04

Logotipo Reuters

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve deve manter a taxa de juros ao final de dois dias de reunião de política monetária nesta quarta-feira, mas também deve indicar que uma redução nos custos de empréstimos poderá ocorrer já em setembro.

Contratos vinculados à taxa de juros do banco central dos Estados Unidos mostram que os investidores estão convencidos de que haverá um corte na taxa na reunião de 17 e 18 de setembro, com a única discordância sobre se o Fed começará a afrouxar a política monetária com uma redução de 0,25 ponto percentual, como a maioria espera, ou com um corte mais agressivo de 0,5 ponto, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

O Fed vem mantendo sua taxa básica de juros na faixa de 5,25% a 5,50% ao longo do último ano.

Um corte de 0,5 ponto provavelmente exigiria evidências de que a economia está desacelerando mais rápido do que o esperado e colocando em risco a taxa de desemprego ainda baixa, de 4,1%.

Durante a batalha de mais de dois anos do Fed para controlar a inflação, que incluiu os aumentos mais rápidos de juros desde a década de 1980, a economia cresceu mais rápido e teve um desempenho melhor do que o esperado - e os dados mais recentes sugerem que isso continua.

A economia cresceu a uma taxa anual de 2,8% no segundo trimestre, acima da tendência. Dados sobre vagas de emprego em aberto e contratações divulgados na terça-feira mostraram uma resiliência contínua no mercado de trabalho, com o número de vagas abertas permanecendo acima de 8 milhões.

"O mercado de trabalho esfriou nos últimos meses, mas não está fraco", disse Nancy Vanden Houten, economista-chefe da Oxford Economics para os EUA. "Esse é um cenário contra o qual o Federal Reserve quer se proteger, e esperamos que o Fed comece a cortar os juros em setembro."

O comunicado do banco central será divulgada às 15h (horário de Brasília) e o chair do Fed, Jerome Powell, dará uma coletiva de imprensa meia hora depois.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário