Ações europeias caem pressionadas pelos setores de luxo e serviços públicos
Por Shristi Achar A e Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias caíram nesta segunda-feira, depois que atualizações ruins de empresas de luxo pesaram sobre o setor, enquanto o sentimento permaneceu frágil após a tentativa de assassinato do candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de semana.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,02%, a 518,73 pontos, interrompendo uma sequência de três sessões de alta.
As principais perdas foram as ações da Burberry, com queda de 16,1%, depois que o grupo britânico de luxo divulgou alertas sobre lucros, cancelou seus dividendos e substituiu seu presidente-executivo Jonathan Akeroyd, após dois anos, pelo ex-chefe da Coach, Joshua Schulman.
"Se os atuais níveis de negociação persistirem, o grupo poderá ter prejuízo operacional no primeiro semestre do ano, o que aumentará ainda mais o que tem sido um período significativamente difícil para a empresa", disse Richard Hunter, chefe de mercados da Interactive Investor.
Um indicador das dez principais ações europeias de luxo cedeu cerca de 3%, enquanto o setor de bens pessoais e domésticos liderou as perdas entre os demais do STOXX 600, com uma queda de 2,1%
Somando-se às perdas do índice mais amplo, as mineradoras caíram 1,6%, acompanhando os preços mais baixos dos metais básicos, depois que dados mostraram que a economia da China cresceu muito mais lentamente do que o esperado no segundo trimestre.
Trump consolidará seu domínio sobre o Partido Republicano na convenção da legenda nesta semana, tendo sobrevivido a uma tentativa de assassinato e enfrentando vários problemas legais no caminho para a indicação presidencial do partido.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,85%, a 8.182,96 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,84%, a 18.590,89 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,19%, a 7.632,71 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,59%, a 34.375,92 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,96%, a 11.143,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,55%, a 6.705,94 pontos.
((Tradução Redação Brasília)) REUTERS VB ES
0 comentário
Vendas no varejo caem 1,7% em dezembro, diz Stone
Ações da China ampliam perdas, Hong Kong cai pelo 6º dia com expectativa menor de corte nos juros dos EUA
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA