Setor manufatureiro dos EUA cresce pela 1ª vez em 1 ano e meio

Publicado em 01/04/2024 11:09 e atualizado em 01/04/2024 11:55

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - O setor industrial dos Estados Unidos cresceu pela primeira vez em um ano e meio em março, com forte recuperação da produção e aumento dos novos pedidos, mas o emprego nas fábricas permaneceu fraco e os preços dos insumos subiram.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial aumentou para 50,3 no mês passado, a maior e primeira leitura acima de 50 desde setembro de 2022, em comparação com 47,8 em fevereiro.

A recuperação encerrou 16 meses consecutivos de contração no setor industrial, que responde por 10,4% da economia. Esse foi o período mais longo desde o período de agosto de 2000 a janeiro de 2002.

Uma leitura do PMI acima de 50 indica crescimento no setor industrial. O ISM e outras pesquisas privadas têm superestimado grosseiramente a fraqueza do setor industrial, que tem sido prejudicado por custos de empréstimos mais altos. Dados do governo de quinta-feira mostraram que a produção industrial cresceu a uma taxa anualizada de 0,9% no quarto trimestre. Ela cresceu 1,6% em 2023, em comparação com 0,8% em 2022.

Economistas consultados pela Reuters previram que o PMI subiria para 48,5. Embora os gastos dos consumidores tenham se deslocado para os serviços, a demanda por bens continua forte.

O subíndice de novos pedidos da pesquisa ISM, voltado para o futuro, aumentou de 49,2 em fevereiro para 51,4 no mês passado.

A produção nas fábricas se recuperou, com o subíndice de produção subindo para 54,6, em comparação com 48,4 no mês anterior.

No entanto, a inflação no portão das fábricas aumentou. A medida da pesquisa para os preços pagos pelos fabricantes subiu para 55,8, de 52,5 em fevereiro.

(Por Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário