Minério de ferro de Dalian cai com problemas persistentes no setor imobiliário

Publicado em 17/11/2023 08:10

Logotipo Reuters

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira, com a continuidade dos problemas no setor imobiliário da China e com a notícia de um limite nos volumes de negociação, embora as perdas tenham sido limitadas por sinais de recuperação da demanda por aço.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Bolsa de Mercadorias de Dalian da China, caiu 0,4%, para 963,5 iuanes (132,96 dólares) por tonelada no fechamento, mas encerrou a semana com alta de 1,4%, registrando sua quinta semana consecutiva de ganhos.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência de dezembro caiu 2,2%, a 130,96 dólares por tonelada. No entanto, o contrato subiu 3,3% até agora na semana, caminhando para seu quarto ganho semanal consecutivo.

Os preços das casas novas na China caíram pelo quarto mês em outubro, segundo dados oficiais divulgados na quinta-feira, já que as medidas de apoio do governo pouco fizeram para dissipar o desânimo que paira sobre os consumidores do país e seu setor imobiliário, que está sobrecarregado de dívidas.

"A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) está investigando o que considera preços 'excessivamente altos' e Dalian ajustou o limite de negociação de futuros de minério de ferro", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities, na quinta-feira.

A Bolsa de Mercadorias de Dalian estabeleceu na quarta-feira um limite para os volumes diários de negociação de futuros de minério de ferro de no máximo 500 lotes em contratos para entrega de janeiro a maio de 2024.

"Dados recentes da Associação de Ferro e Aço da China (CISA) mostram que ... a produção de aço bruto nas principais usinas aumentou 2,4% em relação ao final de outubro, para 1,97 milhão de toneladas por dia no início de novembro, já que algumas usinas aumentaram a produção este mês em meio à melhora das margens de lucro e ao fortalecimento dos preços do aço", disseram analistas do ING em uma nota.

(Reportagem de Ashley Fang)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário