Autoridade do Fed vê rápida queda da inflação sem salto do desemprego

Publicado em 14/11/2023 16:08

Logotipo Reuters

(Reuters) - A inflação dos Estados Unidos está desacelerando no que poderia ser o ritmo mais rápido em pelo menos 40 anos, se não mais, com apenas um aumento limitado na taxa de desemprego, disse o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, nesta terça-feira.

Goolsbee, em comentários preparadas para um evento do Clube Econômico de Detroit, disse que esse feito incomum nunca havia ocorrido nos EUA fora de uma guerra e está sendo impulsionado por uma recuperação na oferta após anos de apertos relacionados à Covid-19, um aumento na produtividade e expectativas de inflação bem ancoradas.

A maior queda em um ano não relacionada a uma guerra no índice de preços ao consumidor norte-americano no século passado foi uma baixa de mais de 4% de 1981 a 1982, disse ele, e em 2023 "podemos igualar ou até superar", afirmou Goolsbee. "E podemos fazer isso com uma taxa de desemprego que nunca passa de 4%."

O desemprego nos EUA em outubro subiu de 3,8% para 3,9% no mês anterior. Um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA divulgado nesta terça-feira mostrou que o índice de preços ao consumidor subiu 3,2% em outubro em relação ao ano anterior, uma queda de mais de 3 pontos percentuais em relação a janeiro.

Embora alguns analistas alertem que o crescimento econômico de quase 5% no terceiro trimestre e os ganhos contínuos de emprego poderiam abrir caminho para a volta da inflação, os recentes desdobramentos positivos da oferta significam que "é possível ter números de grande sucesso sem aumentar as pressões inflacionárias", afirmou ele.

(Por Ann Saphir)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário