Trump mira voto hispânico para 2024 enquanto rivais se reúnem para debate em Miami

Publicado em 08/11/2023 11:23

Logotipo Reuters

Por Nathan Layne e James Oliphant

(Reuters) - Donald Trump, o candidato favorito à indicação presidencial republicana para as eleições de 2024, fará um comício nos arredores de Miami nesta quarta-feira para cortejar eleitores hispânicos, considerados importantes para a vitória no próximo ano, enquanto seus rivais do partido se reúnem para debater novamente sem ele.

O comício em Hialeah, reduto cubano-americano, tem como objetivo, em parte, aumentar o apoio de Trump entre os hispânicos na Flórida, disse o porta-voz da campanha, Steven Cheung. O apoio de Trump entre o grupo étnico e racial de crescimento mais rápido no eleitorado dos Estados Unidos aumentou durante sua campanha de 2020.

Os locais de ambos os eventos - o debate ocorrerá com meia hora de diferença, no condado de Miami-Dade - ressaltam o potencial de Trump e de seus rivais com um grupo demográfico cada vez mais desiludido com as políticas culturais e econômicas à esquerda.

"Conquistamos muitos eleitores e eles continuam vindo até nós", disse Christian Ziegler, presidente do Partido Republicano da Flórida, referindo-se às eleições de 2020 e 2022.

"É por isso que você vê tanto o debate quanto o local do comício sendo anunciados lá."

Miami-Dade é o condado mais populoso da Flórida e abriga 1,5 milhão de latinos com idade para votar. A democrata Hillary Clinton venceu o condado sobre Trump por quase 30 pontos percentuais em 2016. Trump reduziu essa margem para 7 pontos percentuais contra o democrata Joe Biden em 2020.

Ron DeSantis venceu o condado em sua campanha de reeleição para governador em 2022, conquistando 65% dos votos hispânicos em uma vitória esmagadora que sugeriu uma mudança maciça para os republicanos em apenas seis anos.

Agora, Trump está apostando nos eleitores hispânicos para ajudá-lo a derrotar DeSantis, que está em um distante segundo lugar nas pesquisas da disputa pela indicação republicana, ao mesmo tempo em que busca garantir o apoio deles para uma provável revanche nas eleições gerais com Biden em novembro de 2024.

Isso faz parte de uma tentativa mais ampla de Trump de expandir uma base construída sobre eleitores brancos e rurais.

Além dos ganhos do partido com a comunidade hispânica, as pesquisas de opinião divulgadas nesta semana pelo The New York Times e pela Siena College mostram que 22% dos eleitores negros em seis Estados disputados apoiam Trump, um nível não alcançado por um candidato presidencial republicano nos tempos modernos.

Os democratas têm se preocupado com a erosão de sua vantagem com os eleitores latinos desde a eleição de 2020, quando Trump obteve uma parcela maior desse voto - 32% - do que qualquer republicano desde o presidente George W. Bush, há quase duas décadas.

Em uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada em setembro, 38% dos entrevistados hispânicos disseram que votariam em Biden, enquanto 36% escolheram Trump. Essa parece ser uma tendência preocupante para Biden, que venceu Trump por cerca de 20 pontos entre os eleitores hispânicos em 2020, de acordo com uma análise dos dados da pesquisa de boca de urna da Pew Research.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário