Putin e Xi se reunirão em Pequim em outubro, diz Rússia

Publicado em 19/09/2023 09:47

Logotipo Reuters

 

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirá com o líder chinês, Xi Jinping, para conversas em Pequim em outubro, informou a Rússia nesta terça-feira, a primeira viagem pública de Putin ao exterior desde que um mandado de prisão foi emitido contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) devido a uma acusação de deportação de crianças ucranianas para seu país.

Nikolai Patrushev, um aliado próximo de Putin e secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse que os dois países devem aprofundar a cooperação em face da tentativa do Ocidente de contê-los.

Patrushev foi citado pela agência russa de notícias Interfax como tendo dito que as discussões em Pequim serão "completas", em meio a uma reunião em Moscou com o principal diplomata da China, Wang Yi.

Putin participará do terceiro Fórum da Nova Rota da Seda após um convite de Xi durante uma visita de alto nível a Moscou em março.

Dias antes dessa visita, o TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin por suspeita de deportação ilegal de centenas de crianças ou mais da Ucrânia.

Moscou nega as alegações e o Kremlin disse que o mandado é uma prova da hostilidade do Ocidente contra a Rússia, que abriu um processo contra o promotor do TPI e os juízes que emitiram o mandado.

A invasão da Ucrânia pela Rússia no início do ano passado desencadeou um dos conflitos europeus mais mortais desde a Segunda Guerra Mundial e o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

O comércio sino-russo disparou desde a invasão, e a Rússia tem vendido às potências asiáticas, inclusive à China, volumes maiores do petróleo que não pode mais vender ao Ocidente devido às sanções impostas por EUA e Europa.

Putin visitou Pequim pela última vez em fevereiro de 2022, dias antes da invasão, onde ele e Xi anunciaram uma parceria "sem limites". No entanto, Moscou afirma que isso não significa uma aliança militar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário