Transição energética é oportunidade "sui generis" para o Brasil, diz Lula

Publicado em 14/09/2023 13:47 e atualizado em 14/09/2023 14:23

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que a transição energética é uma oportunidade "sui generis" para o Brasil e que o país pode se tornar uma referência tão grande na área dos combustíveis renováveis quanto o Oriente Médio é para os combustíveis fósseis.

"Essa transição energética é uma oportunidade sui generis para esse país", disse Lula em discurso no anúncio do projeto "Combustível do Futuro", no Palácio do Planalto.

"A natureza e a irresponsabilidade do ser humano estão dando uma nova chance ao Brasil, a chance de que a gente pode se transformar em uma coisa tão ou mais importante do que o Oriente Médio é para o petróleo, a gente pode ser para os combustíveis renováveis", acrescentou.

O presidente ainda afirmou que pretende discutir a questão da transição energética em sua viagem à Nova York para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima semana (ONU) e depois em uma visita à Alemanha no retorno da COP28, que ocorrerá nos Emirados Árabes Unidos no final do ano.

Apesar de voltar a cobrar países ricos por terem prometido na COP15, em 2009, um financiamento de 100 bilhões de dólares para os países pobres enfrentarem e combaterem as mudanças climáticas, Lula afirmou que o Brasil não vai esperar recursos para "resolver seus problemas".

"Desde 2009, nós estamos esperando a doação de 100 bilhões de dólares ao ano que não apareceu até agora. O Brasil não vai ficar esperando", disse.

Lula ainda disse que deseja convocar o Comitê Nacional de Política Energética (CNPE) para sugerir o aumento do teor de biodiesel na mistura do óleo diesel de 12% para 13% ou 14%.

O projeto de lei "Combustível do Futuro" deverá viabilizar investimentos de 250 bilhões de reais para a transição energética e prevê iniciativas para descarbonização da matriz de transportes.

(Por Lisandra ParaguassuTexto de Fernando CardosoEdição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário