Presidente chinês participará de reunião do Brics na África do Sul

Publicado em 18/08/2023 08:30

Logotipo Reuters

 

PEQUIM - O presidente da China, Xi Jinping, participará da reunião dos líderes do Brics e visitará a África do Sul de 21 a 24 de agosto, informou o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado nesta sexta-feira.

Líderes dos cinco países do Brics, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se reúnem em Johanesburgo na próxima semana, a partir de 22 de agosto, para discutir como transformar um grupo de nações que representam um quarto da economia global em uma força geopolítica que pode desafiar o domínio do Ocidente nos assuntos mundiais.

O presidente russo, Vladimir Putin, que enfrenta um mandado de prisão internacional por supostos crimes de guerra na Ucrânia, fará videochamada em vez de comparecer pessoalmente.

Espera-se que a expansão esteja no alto da agenda, já que cerca de 40 países demonstraram interesse em aderir, formal ou informalmente, de acordo com a África do Sul, incluindo Arábia Saudita, Argentina e Egito.

A China, buscando expandir sua influência geopolítica em uma disputa com os Estados Unidos, disse que "saúda que mais parceiros com ideias semelhantes se juntem à ´família Brics´ em uma data próxima".

A Rússia também apoia a expansão, enquanto o Brasil resiste, temendo uma diluição da influência do bloco. A Índia está em cima do muro.

Além de participar da reunião do Brics, Xi também vai copresidir o Diálogo de Líderes China-África com seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, informou o Ministério das Relações Exteriores da China.

(Reportagem da Redação de Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário