Morgan Stanley reduz previsão de crescimento econômico da China em 2023 para 4,7%

Publicado em 17/08/2023 09:13

Logotipo Reuters

(Reuters) - O Morgan Stanley é o mais recente a cortar a previsão de crescimento econômico da China para este ano, após uma série de dados decepcionantes do país e preocupações com seu setor imobiliário.

O banco de Wall Street agora vê crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China de 4,7% este ano, abaixo da previsão anterior de 5%, de acordo com uma nota divulgada na quarta-feira. Também reduziu sua previsão do PIB de 2024 para 4,2%, de 4,5%.

Nesta semana, o JPMorgan cortou a previsão de expansão do PIB da China em 2023 para 4,8%, de 5% antes, enquanto o Barclays reduziu para 4,5%.

Pequim havia estabelecido uma meta de crescimento de cerca de 5% para este ano.

O Morgan Stanley reduziu as previsões para "considerar uma desaceleração mais acentuada do capex (despesas de capital) em meio à desalavancagem no setor imobiliário e pelos veículos de financiamento dos governos locais (LGFVs), com efeitos indiretos sobre o consumo", disseram economistas liderados por Robin Xing na nota.

O setor imobiliário da China enfrenta uma crise de liquidez desde o final de 2021, quando o China Evergrande Group entrou em colapso e desencadeou uma série de inadimplências.

(Reportagem de Susan Mathew em Bengaluru)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário