Fávaro recebe ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes para tratar de novas parcerias com o Brasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, nesta segunda-feira (14) o Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Thani bin Ahmed Al Zeyoud. O encontro foi oportunidade para dar andamento às conversas iniciadas durante missão oficial de Fávaro e equipe aos Emirados Árabes com o objetivo de intensificar as parcerias entre os dois países no setor agropecuário. O mercado já recebe do Brasil carne bovina, de frango e açúcar e há espaço para ampliar a exportação de produtos como frutas e realizar cooperações na área de tecnologia e inovação no agronegócio. A visita do representante árabe é o ponto de partida para a definição de uma agenda com essa finalidade.
“A parceria com os Emirados Árabes será oportunidade de ampliarmos as exportações para o país que se tornou um hub (ponto) de distribuição de produtos brasileiros para todo o Oriente Médio e Ásia”, disse Fávaro.
Ao mencionar o maior programa brasileiro sustentável, que vai dobrar a área de produção de alimentos no país sem desmatamento, Carlos Fávaro explicou ao ministro árabe que a ideia é recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para aumento da produção agropecuária com sequestro de carbono e manutenção de 66% do território preservado do Brasil. A iniciativa foi apresentada nos Emirados Árabes e chamou a atenção dos fundos de investimentos do país.
Al Zeyoud reafirmou o interesse de seu país em expandir as relações comerciais com o Brasil e disse que já está trabalhando para isso. Segundo o ministro, há interesse de se promover troca de tecnologia entre a Embrapa e o órgão similar dos Emirados Árabes. Ele informou ainda que participou do lançamento do PAC e que a representação dos Emirados Árabes está no Brasil realizando encontros também com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
“Tivemos reuniões nesses dois órgãos para nos informarmos sobre o que os Emirados Árabes podem oferecer ao Brasil no setor agrícola. Discutimos com a CNA ações para divulgarmos os produtos brasileiros para o nosso país e participamos do lançamento do PAC, a convite do presidente Lula. Vamos reunir as informações para voltarmos com propostas de investimentos”, disse o ministro.
Carlos Fávaro avaliou que a visita ao ministério e a presença do ministro no lançamento do PAC já é sinal do interesse dos Emirados Árabes em firmar novas parcerias com o Brasil.
“Estamos animados com o estreitamento das relações com o país, o que proporcionará oportunidades muito boas para ambos os lados e daremos todo o suporte que precisarem. Nossa equipe está à disposição”, disse Fávaro ao ministro Al Zeyoud.
0 comentário
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump
Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
Presidente do Fed de Richmond diz que EUA estão mais vulneráveis a choques de inflação, informa FT