Ministro da Agricultura defende mistura de 20% de biodiesel ao óleo diesel
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse hoje, em Brasília, que é necessário regulamentar a mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel no teor de 20% (chamado B20). Atualmente, o teor é de 12% (B12) e cronograma do governo estabelece B13 em 2024, B14 em 2025 e B15 em 2026. “Temos que regulamentar o B20 porque não tem como ficarmos mais discutindo a despoluição do mundo, discutindo mais a captura de carbono e ficar consumindo combustível fóssil”, afirmou o ministro.
Ele foi um dos palestrantes da abertura do seminário IV Biodiesel Week, no Ministério da Agricultura, organizado pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO). O evento tem o apoio da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio) e celebra o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado em 10 de agosto.
Ao lado de Fávaro, o presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), apoiou a manifestação do ministro e defendeu, inclusive, antecipar a entrada em vigor do B15 e a aprovação de lei para instituir um plano decenal voltado a assegurar a expansão escalonada do biodiesel no país. A FPBio prepara proposta de projeto de lei para instituir essa política decenal, disse Alceu Moreira. O vice-presidente da FPBio, deputado Orlando Silva (PcdoB-SP) também participou.
Ministro diz que Brasil consume diesel altamente poluidor
Fávaro criticou o governo anterior que inibiu a expansão do biodiesel ao discutir diferença de centavos de real no preço do diesel nas bombas, caso a mistura tivesse sido expandida à época. O governo anterior manteve o teor em apenas 10% (B10). Ele considerou “inconcebivel” a atitude, o que fez com que o país seguisse consumindo mais diesel S500 “altamente poluidor, no momento em que o mundo fala em descarbonização e, por causa de centavos, usamos um lixo (S500)”, disse. A mistura de biodiesel contribui para reduzir as emissões do diesel.
Alceu Moreira, presidente da FPBio, diz que defende a expansão mais acelerada do biodiesel. Ele pode ser produzido em todo o país e o Brasil pode se firmar como potência na produção e na comercialização de biocombustíveis. “Produzimos biodiesel de qualidade, de alta confiabilidade para o consumo”, disse.
Ele lembrou que a mistura de biodiesel ao óleo diesel precisa chegar logo a 20%. Entre as razões, Alceu Moreira citou a dinâmica para a cadeia de proteína animal. Essa mudança de teor para 20%, disse, irá proporcionar a produção de 16 milhões de toneladas de farelo de soja e cada 2,5kg de farelo vai permitir a produção de 1kg de frango para o mercado interno e para exportação. “Este é um exemplo da importância de expandirmos a produção e o uso de biodiesel. Ele é importante em vários sentidos. Negar isso é negar a vocação do Brasil para os biocombustiveis”, afirmou.
0 comentário
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump
Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
Presidente do Fed de Richmond diz que EUA estão mais vulneráveis a choques de inflação, informa FT