Argentina amplia acordo de swap cambial com a China e pagará FMI sem usar reservas do BC

Publicado em 31/07/2023 09:43

Logotipo Reuters

 

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina fechou acordo com o Banco do Povo da China para ampliar o swap cambial de 1,7 bilhão de dólares que lhe permitirá, junto com um desembolso do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), pagar 2,7 bilhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional, informou o governo nesta segunda-feira.

O ministro da Economia, Sergio Massa, disse que 20 dos 21 países membros de toda a comunidade latino-americana aprovaram um desembolso de 1 bilhão de dólares que permitirá concluir o pagamento sem utilizar as escassas reservas de dólares do país no banco central.

"Quero deixar vocês tranquilos, a Argentina não vai usar um único dólar de suas reservas para pagar o vencimento de hoje", disse Massa em um discurso televisionado.

“Nosso desafio é continuar cuidando das reservas, mantendo o nível de atividade e as importações de bens intermediários e acabados que são fundamentais para o funcionamento e produção da economia argentina”, explicou.

(Reportagem de Eliana Raszewski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário