Para crescer, economia precisa de impulso de crédito, defende Haddad

Publicado em 17/05/2023 14:31

Logotipo Reuters

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a economia brasileira precisa de um "impulso de crédito" para crescer, o que, segundo o ministro, seria possível a partir da redução da taxa básica de juros, hoje em 13,75% ao ano.

Em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, Haddad afirmou ainda que o crescimento da economia será propiciado por uma "calibragem da política monetária".

O ministro ponderou que a questão fiscal não depende exclusivamente do Executivo, citando a aprovação no Supremo Tribunal Federal (STF) da possibilidade de aplicação da regra mais vantajosa para segurados no cálculo dos benefícios de aposentadorias, a chamada "revisão da vida toda". Também pinçou como exemplo a discussão sobre compensação a contribuintes pela incidência do PIS/Cofins sobre o ICMS.

Segundo Haddad, o impacto pode chegar a 860 bilhões de reais, no pior cenário para o Tesouro Nacional, por conta dessas duas decisões.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário