Ibovespa tem alta tímida à espera de votação da PEC
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa mostrava melhora nesta terça-feira, após cair mais de 2% na véspera, com ações de varejo entre as maiores altas e as atenções no Brasil voltadas para a votação da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Às 10:54, o Ibovespa subia 0,3%, a 109.727,50 pontos. O volume financeiro somava 2,8 bilhões de reais.
Em Brasília, o relator da PEC da Transição, senador Alexandre Silveira (PSD-MG), apresentou parecer à CCJ propondo expandir o teto de gastos em 175 bilhões de reais em 2023 e 2024, em vez de excetuar os gastos sociais da regra fiscal.
O texto também abre margem de aproximadamente 23 bilhões de reais nas contas do ano que vem ao excetuar investimentos do limite do teto com base em uma parcela de excesso de arrecadação do governo.
Em contrapartida, exige que o governo envie ao Congresso, até 31 de dezembro de 2023, projeto para um “regime fiscal sustentável para garantir a estabilidade macroeconômica do país e criar as condições adequadas ao crescimento socioeconômico”.
Há expectativa, porém, que aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva peçam vista preventiva ao parecer, com o objetivo de evitar manobras de bolsonaristas para atrasar a tramitação da proposta.
A perspectiva de maiores gastos nos próximos anos, segundo estrategistas do Safra, segue como um desafio ao equilíbrio fiscal e pode ser um risco para o início do corte da Selic no ano que vem - um dos componentes da projeção do banco para o Ibovespa em 130 mil pontos no final de 2023.
Na quarta-feira, o Banco Central encerra reunião de dois dias de política monetária e o foco deve ficar nos sinais do Copom para os próximos movimentos, uma vez que a aposta consensual é de estabilidade da taxa de juros em 13,75%.
No exterior, os futuros acionários norte-americanos tinha variações comedidas, após quedas fortes na véspera, em meio a temores de que o Federal Reserve possa persistir com aumentos nas taxas de juros por mais tempo.
DESTAQUES
- LOJAS RENNER ON avançava 4,42%, a 21,48 reais, em dia de recuperação generalizada de papéis de varejo, com AMERICANAS ON subindo 2,11% e GPA ON em alta de 1,91%.
- GOL PN valorizava-se 2,12%, a 7,72 reais, após divulgar crescimento de 28,5% na procura por voos da empresa em novembro sobre um ano antes, enquanto a oferta de voos e o total de assentos nos aviões aumentou 29,7%.
- PETROBRAS PN subia 1,01%, a 25,88 reais, a despeito da queda dos preços do petróleo no exterior. No setor, 3R PETROLEUM ON cedia 0,31% e PRIO ON tinha acréscimo de 0,17%.
- VALE ON tinha acréscimo de 0,67%, a 87,29 reais, mesmo com a queda dos contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura, em uma sessão volátil.
- ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 0,35%, a 25,65 reais, e BRADESCO PN subia 0,27%, a 14,84 reais, experimentando uma melhora após perdas relevantes na véspera.
- HAPVIDA ON recuava 2%, a 4,89 reais, com o setor saúde na ponte de baixa, com QUALICORP ON cedendo 2,23%, FLEURY ON perdendo 2,32% e REDE D'OR ON caindo 1,41%.
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA