Reuters: Lula e Sullivan discutem necessidade de solução para crise na Venezuela
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - A Venezuela e a necessidade de se encontrar uma solução para a situação do país vizinho foi um dos assuntos na conversa de quase duas horas entre o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em visita ao Brasil nesta segunda-feira.
De acordo com o relato do ex-chanceler Celso Amorim, presente na conversa, Sullivan --que estava ainda acompanhado de Juan Gonzalez, assessor do presidente norte-americano Joe Biden para América Latina-- teria dito a Lula que a expectativa dos Estados Unidos é por uma eleição "justa" na Venezuela.
"Eu sinto, parece, digamos assim –-e aí eu tenho que ser cuidadoso porque não sei exatamente a palavra que ele usaria-- , a ideia que é importante, fundamental, para eles, é que haja uma eleição que possa ser considerada justa e aceitarão quem for o ganhador", explicou Amorim.
O atual governo norte-americano tenta mudar as relações com o governo de Nicolás Maduro, rompidas durante o governo de Donald Trump. Recentemente, Joe Biden autorizou a expansão de uma operação da petroleira Chevron --reduzindo a rigidez das sanções-- em troca, de o governo venezuelano reabrir negociações com a oposição.
Na conversa com Sullivan, Lula lembrou a atuação do grupo Amigos da Venezuela, articulado pelo Brasil em 2002/2003 --iniciado por Fernando Henrique Cardoso e continuado por Lula-- e que atuou para incentivar o diálogo entre o governo de Hugo Chávez e a oposição e restaurar a normalidade no país.
À época, lembrou Amorim, o próprio Estados Unidos participaram, com o então secretário de Estado, Colin Powell.
0 comentário
Dólar dispara na abertura com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Haddad confirma economia de R$70 bi no pacote fiscal e isenção de IR para quem ganha até R$5 mil