Reuters: Viagem de Lula aos EUA deve ficar para depois da posse, diz ex-chanceler Celso Amorim

Publicado em 05/12/2022 14:09

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-chanceler Celso Amorim afirmou nesta segunda-feira que o encontro entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve ocorrer somente após a posse em 1º de janeiro, e não mais ainda neste mês como havia sido cogitado.

O próprio Lula havia afirmado na semana passada que poderia viajar aos EUA ainda neste ano depois de ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 12 de dezembro, mas o ex-chanceler disse a jornalistas que Lula informou ao conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, em encontro em Brasília nesta segunda-feira, que talvez não seja possível ir antes da posse.

Lula considera que poderá fazer a viagem aos EUA "logo no início do ano", em uma visita oficial como presidente, acrescentou Amorim, um dos principais assessores de política externa do presidente eleito.

O ex-chanceler disse que Lula "não excluiu a possibilidade" de viajar aos EUA antes, mas afirmou que acha que terá de ser depois da posse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário