Dólar passa a avançar após comentários de Lula sobre PEC

Publicado em 02/12/2022 13:58

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar abandonou perdas de mais cedo e passou a subir frente ao real nesta sexta-feira, depois que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva mostrou resistência a reduzir o montante de gastos extrateto embutido na PEC da Transição e se esquivou de perguntas sobre quem será seu ministro da Fazenda.

Por volta de 13h24 (de Brasília) a moeda norte-americana à vista ganhava 0,56%, a 5,2261 reais na venda, e chegou a saltar 0,85% no pico do dia, a 5,2420 reais. O dólar havia passado a maior parte da manhã em queda frente ao real, e perdeu 0,48%, a 5,1729 reais, no menor patamar da sessão.

O humor dos investidores domésticos azedou depois que Lula defendeu nesta sexta-feira em entrevista coletiva que o Congresso aprove a PEC da Transição “do jeito que nós queremos”, ainda que não tenha descartado negociações.

Da forma que foi protocolada no Senado no início desta semana, a PEC abre uma exceção à regra do teto de gastos de quase 200 bilhões de reais por quatro anos, em grande parte para custear o Bolsa Família. Expectativas de que esse montante pudesse ser reduzido durante tramitação do texto no Congresso vinham sustentando o real nos últimos dias.

Além disso, Lula disse que só deve anunciar os nomes de seus ministérios após a diplomação presidencial, no dia 12 de dezembro, e se recusou a afirmar se o ex-prefeito Fernando Haddad será o escolhido para comandar a pasta econômica.

Agentes financeiros veem a definição de um ministro da Fazenda como determinante para garantir visibilidade e facilitar tomadas de decisão de investimento.

"Acredito que, no geral, o mercado está com muita sensibilidade em relação a estes comentários", disse à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, descrevendo a recuperação do dólar frente ao real como uma "uma volatilidade transitória".

Ele disse que o cenário externo colaborava para a valorização da moeda norte-americana, depois que dados de emprego mostraram uma criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos mais forte do que o esperado, o que reduziu expectativas de que o Federal Reserve será mais brando na conduta de seu aperto monetário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário