Ibovespa tem oscilação discreta com exterior desfavorável e atenção em Brasília

Publicado em 28/11/2022 11:53

Logotipo Reuters

O Ibovespa tinha variação discreta nesta segunda-feira, em meio a um ambiente externo desfavorável, enquanto agentes financeiros continuam acompanhando as negociações envolvendo a PEC da Transição e aguardam definição da equipe ministerial do novo governo.

Às 11:50, o Ibovespa subia 0,03 %, a 109.014,33 pontos.

O volume financeiro somava 5 bilhões de reais. Nesta segunda-feira, o Brasil volta a jogar na Copa do Mundo, às 13h, mas Wall Street tem sessão normal, diferentemente da estreia da seleção no campeonato na semana passada, quando a combinação do jogo com o feriado nos Estados Unidos esvaziou a bolsa paulista.

De acordo com a equipe do Departamento de Economia do Bradesco, a cautela predomina nos mercados, em meio a manifestações contra política de Covid-zero na China, com as bolsas na Europa e nos EUA seguindo o tom na Ásia, onde os pregões tiveram um fechamento negativo.

Em Nova York, o S&P 500 cedia 0,5%.

No Brasil, a atenção segue voltada para Brasília. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na capital federal nesta semana para conversas sobre a PEC da transição e pode, segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, divulgar alguma informação sobre suas escolhas para os ministérios.

Apesar da resistência do Congresso ao teor fiscal da proposta inicial da PEC, avalia a Guide Investimentos, a permanência de incertezas em torno das negociações e composição de ministérios, junto de um exterior cautelosos e queda das commodities, ainda são fatores de pressão para o mercado local.

DESTAQUES

- AMERICANAS ON recuava 7,03%, a 10,18 reais, após dados mais fracos de vendas na Black Friday, que pressionavam também outras varejistas. VIA ON perdia 3,13% e MAGAZINE LUIZA ON tinha declínio de 0,58%.

- CSN ON caía 3,48%, a 13,33 reais, em sessão negativa para siderúrgicas, com USIMINAS PNA em baixa de 4,07% e GERDAU PN cedendo 0,72%. No setor de mineração e siderurgia, VALE ON tinha acréscimo de 0,64%. Os futuros do minério de ferro caíram em Cingapura, mas subiram nas negociações diurnas na bolsa de Dalian, na China.

- ASSAÍ ON avançava 2,34%, a 19,66 reais, após seu controlador, o francês Casino lançar oferta secundária de ações e ADRs para venda de até 14,1% do atacarejo brasileiro em negócio que pode chegar a cerca de 3,66 bilhões de reais. "Vemos a notícia como positiva, pois eleva a governança em Assaí e, mais para frente, pode resultar em uma melhor alocação de capital para financiar um crescimento maior no longo prazo", disse a Ativa Investimentos.

- PETROBRAS PN perdia operava próximo da estabilidade, a 23,85 reais, mesmo diante de forte queda dos preços do petróleo no exterior, enquanto agentes financeiros aguardam desdobramentos de reunião do presidente da companhia com a equipe de transição nesta segunda-feira.

- ITAÚ UNIBANCO PN recuava 0,23%, a 25,93 reais, e BRADESCO PN caía 0,2, a 15,32 reais.

- BRASKEM PNA caía 2,18%, a 28,33 reais, tendo no radar anúncio de que Roberto Simões deixará o cargo de presidente da companhia a partir de 1° de janeiro de 2023 após cerca de três anos à frente da petroquímica. Ele também sairá do conselho de administração.

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário