Nagel deixa porta aberta para altas menores de juros do BCE, mas vê longo caminho a frente

Publicado em 22/11/2022 08:54

Logotipo Reuters

FRANKFURT (Reuters) - O presidente do banco central alemão, Joachim Nagel, abriu a possibilidade de aumentos menores nas taxas de juros do Banco Central Europeu nesta terça-feira, mas disse que ainda há um longo caminho a percorrer na elevação dos custos dos empréstimos.

Com a inflação da zona do euro em dois dígitos, o BCE tem elevado os juros em movimentos recordes de 75 pontos-base, mas várias autoridades pediram aumentos menores a partir de dezembro.

Nagel, um das autoridades mais agressivas do BCE em relação à política monetária, que geralmente é a favor de juros mais altos, disse a repórteres que um aumento de 50 pontos também contará como "forte", mas acrescentou que juros ainda estão tão baixos que estimulam a economia e estão "relativamente longe" de restringi-la.

"Mesmo 50 pontos-base é um movimento forte", disse Nagel.

O BCE elevou sua taxa de depósito de -0,5% para 1,5% em três meses e diz que quer pelo menos levá-la de volta ao ponto neutro, onde não apoia nem restringe a atividade econômica.

Este é um nível elusivo que muitos economistas atualmente colocam em torno de 2%.

(Reportagem de Francesco Canepa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário