Ministro das Finanças britânico defende aumento de impostos em meio a críticas no partido

Publicado em 18/11/2022 09:07

Logotipo Reuters

Por Muvija M e Farouq Suleiman

LONDRES (Reuters) - O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, respondeu aos críticos dentro de seu Partido Conservador, que estão insatisfeitos com seu plano de aumentar os impostos, dizendo nesta sexta-feira que seu novo orçamento é necessário para combater a inflação que atinge o maior nível em quatro décadas.

Hunt anunciou aumentos de impostos e gastos públicos mais rígidos na quinta-feira, dizendo que teve que reduzir a inflação, que disparou desde a invasão russa da Ucrânia devido ao agravamento das interrupções globais nas cadeias de suprimentos que persistiram após a pandemia da Covid-19.

Analistas orçamentários do Reino Unido disseram que as famílias enfrentarão um impacto negativo em nível recorde nas condições de vida nos próximos dois anos, à medida que o aumento da inflação, que atingiu uma máxima de 41 anos de 11,1% em outubro, corrói a renda.

"Os próximos dois anos serão desafiadores, mas acho que as pessoas querem um governo que tome decisões difíceis, que tenha um plano que reduza a inflação, pare com os grandes aumentos nas contas de energia e nas compras semanais, " Hunt disse à Sky News.

"Nada disso é fácil, mas é o correto a se fazer."

Questionado se o Partido Conservador apoiará suas medidas para aumentar os impostos em um momento em que a economia está encolhendo, o ministro das Finanças disse que não tinha escolha a não ser tomar decisões difíceis.

"Não há nada de conservador em gastar dinheiro que você não tem", disse ele. "Não há nada de conservador em não combater a inflação. Não há nada de conservador em evitar decisões difíceis que colocam a economia na direção certa."

Mas houve rumores de descontentamento de alguns membros importantes do partido, que forma o governo desde 2010.

“O que me preocupa é que estamos definindo nossa política tributária com base em previsões historicamente imprecisas e que o que realmente precisamos fazer é ter uma estratégia de crescimento e buscar impostos mais baixos”, disse Jacob Rees-Mogg, um ministro importante durante o breve mandato de Liz Truss, ao Channel 4 News.

O órgão fiscalizador do Reino Unido, o Escritório de Responsabilidade Orçamentária, disse na quinta-feira que Hunt está a caminho de cumprir uma nova meta que estabeleceu para o governo de reduzir a dívida pública como parcela da produção econômica em cinco anos.

(Reportagem de Muvija M e Farouq Suleiman)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário