Reuters: Raphael de Carvalho renuncia à presidência do IRB; Marcos Falcão é eleito para o cargo
SÃO PAULO (Reuters) - O IRB Brasil informou no final de quarta-feira que Raphael de Carvalho renunciou ao cargo de presidente-executivo, após pouco mais de um ano na posição, na esteira de meses difíceis para a empresa de resseguros.
O conselho de administração do IRB elegeu em reunião extraordinária o conselheiro Marcos Falcão como novo presidente e, interinamente, vice-presidente de subscrição, acrescentou a companhia em fato relevante ao mercado.
Falcão assumirá as rédeas em um momento difícil para o IRB. A companhia concluiu em setembro uma nova oferta de ações, com desconto de 28,5%, após sucessivos prejuízos mensais levarem analistas a alertar sobre o nível de capital da resseguradora.
No terceiro trimestre, o IRB quase dobrou seu prejuízo líquido em comparação a igual período de 2021, com impactos de questões climáticas em seu negócio de seguro rural.
Falcão já trabalhou como executivo na seguradora e gestora de ativos Icatu, tendo sido presidente da Icatu Seguros e sócio e diretor-executivo do Banco Icatu. Ele é conselheiro do IRB desde maio de 2020.
O IRB entrou em uma espiral descendente em 2020, quando a gestora Squadra Investimentos, com sede no Rio de Janeiro, descobriu irregularidades contábeis na empresa, forçando uma reformulação administrativa.
Em abril de 2022, um ex-executivo sênior do IRB foi acusado de plantar de forma fraudulenta uma história falsa de que a Berkshire Hathaway, empresa do bilionário Warren Buffett, havia feito um investimento significativo na resseguradora brasileira.
As ações do IRB caíram 78,6% em 2022 até o fechamento de quarta-feira.
(Por Gabriel Araujo)
0 comentário
Ibovespa cai 2% e marca mínima desde junho após pacote fiscal desapontar
Dólar fecha perto dos R$6,00 com desconfiança do mercado sobre pacote fiscal
Taxas disparam após decepção com pacote e precificam 10% de chance de alta de 100 pontos-base da Selic
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia e antes de dados de inflação
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal