Reuters: Reforma do IVA pode ser aprovada em seis a oito meses, diz Persio Arida

Publicado em 15/11/2022 12:52

Logotipo Reuters

(Reuters) - O Brasil tem condições de aprovar uma primeira reforma tributária dentro de seis a oito meses, afirmou nesta terça-feira o economista Persio Arida, que faz parte da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltando que a discussão em torno da criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) está amadurecida no país.

Arida acrescentou, durante participação na conferência Lide, em Nova York, que futuramente o país ainda precisará trabalhar em uma reforma tributária mais profunda, que contribua para reduzir desigualdades e contenciosos.

As outras duas reformas mais cruciais para o Brasil seriam a abertura econômica e a reforma do Estado, que incluiria a questão administrativa, mas também a dimensão dos gastos públicos, disse Arida.

"Essas três reformas exigem uma mudança cultural no país", afirmou o economista, ex-presidente do Banco Central e do BNDES.

Questionado sobre as discussões na equipe de Lula sobre a questão fiscal, Arida disse não ver oposição entre a responsabilidade fiscal e social, ressaltando que as duas coisas caminham juntas, mas fazendo a ressalva de que não poderia detalhar o que está sendo conversado por uma questão de sigilo.

(Por Isabel Versiani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário