Serviços crescem mais que o esperado em setembro no Brasil e batem máxima desde 2011

Publicado em 11/11/2022 09:29 e atualizado em 11/11/2022 10:05

 

 

Logotipo Reuters

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O volume de serviços no Brasil aumentou pela quinta vez seguida em setembro e acima do esperado, atingindo o melhor nível da série histórica iniciada em 2011 e encerrando o terceiro trimestre em tom positivo, ainda em ritmo de retomada do consumo pós-pandemia.

Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que em setembro o volume de serviços teve expansão de 0,9% em relação a agosto, em resultado que ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de ganho de 0,3%.

Nos cinco meses de aumento no volume de serviços, o setor acumulou ganho de 4,9%, ampliando o distanciamento em relação ao nível pré-pandemia, já que encontra-se 11,8% acima de fevereiro de 2020.

Além disso, o volume de serviços ainda alcançou o nível mais forte da série histórica iniciada em 2011, superando novembro de 2014.

Com isso, o setor fechou o terceiro trimestre com alta de 3,2% na comparação com os três meses anteriores, marcando o nono trimestre seguido no azul.

Na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 9,7%, enquanto economistas esperavam avanço de 8,1%.

Mesmo com a inflação elevada, o setor de serviços seguiu apresentando crescimento, em um movimento de mudança entre os consumidores de bens para serviços que acompanhou a retomada da economia depois das paralisações por conta da pandemia, ajudado ainda pela melhora do mercado de trabalho.

O IBGE destacou que em setembro três das cinco atividades pesquisadas tiveram desempenho positivo. Informação e comunicação apresentou alta de 2,0%, terceiro resultado positivo seguido.

Serviços prestados às famílias subiram 1,0% e Serviços profissionais, administrativos e complementares ganharam 0,2%. As taxas negativas vieram de Transportes (-0,1%) e Outros serviços (-0,3%).

O índice de atividades turísticas, por sua vez, cresceu em setembro 0,4% frente ao mês anterior, terceiro resultado positivo seguido, acumulando nesse período ganho de 3,2%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 0,7% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 6,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário