Especulação sobre taxa neutra do BCE "não ajuda", diz Lagarde
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu não pode prever a que velocidade ou quanto mais as taxas de juros subirão, disse nesta quinta-feira a presidente do BCE, Christine Lagarde, acrescentando que a especulação sobre a taxa neutra da zona do euro "não ajuda necessariamente".
Questionada em uma conferência de imprensa - depois que o banco aumentou as taxas de juros em 0,75 ponto percentual - se os aumentos futuros serão mais graduais, Lagarde reiterou que o BCE fez avanços significativos na retirada da acomodação monetária, mas que tem mais para cobrir.
"Reconhecemos que mais (aumentos) dos juros estão em preparação, mas a que ritmo e a que nível eu não posso dizer", afirmou ela.
Lagarde há muito disse que o primeiro trabalho do BCE é normalizar a política monetária e chegar a um ponto em que não estimule mais a economia. Mas um número crescente de autoridades agora defende uma política mais restritiva para esfriar as pressões inflacionárias.
A taxa neutra, que não impulsiona nem retarda o crescimento, é indefinida, mas autoridades tendem a vê-la na faixa de 1,5% a 2%, sugerindo que a taxa de depósitos do BCE está agora em torno da extremidade inferior desta faixa, após o aumento desta quinta-feira.
(Reportagem de Balazs Koranyi e John Stonestreet)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade