Chefe do FMI espera que governo do novo premiê britânico mantenha a disciplina fiscal
Por Christian Kraemer
BERLIM (Reuters) - A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta quarta-feira que espera que o novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, guie o Reino Unido em direção à sustentabilidade fiscal e disse que ele está certo em alertar o público sobre decisões difíceis à frente.
Falando à Reuters em Berlim, Georgieva saudou o que ela disse ser a clareza e a atitude construtiva de Sunak, que ela conhece de seu tempo como ministro das Finanças.
Ela espera falar com o recém-nomeado ministro das Finanças, Jeremy Hunt, nos próximos dias.
"O novo primeiro-ministro vem com uma plataforma que ele moldou durante seus dias como ministro das Finanças, e é muito prudente em trazer disciplina fiscal ao Reino Unido", disse ela.
"Eu o escutei atentamente quando falou ao povo britânico, e esta é uma mensagem que deve ressoar em todo o mundo. Estes são tempos difíceis, e tempos difíceis exigem decisões difíceis."
Sunak se tornou o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em dois meses na terça-feira, e prometeu tirar o país de uma profunda crise econômica e reconstruir a confiança na política.
O Reino Unido adiou o anúncio de um plano para reparar as finanças públicas para 17 de novembro, disse Hunt nesta quarta-feira.
(Reportagem de Christian Kraemer)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade