Governo define diretrizes para início de projetos de geração eólica no mar

Publicado em 20/10/2022 10:29

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quinta-feira portarias que avançam com a regulamentação da geração de energia eólica offshore no Brasil, enquanto empresas como Shell e Neoenergia aguardam maior segurança regulatória para iniciar projetos.

Uma das portarias define normas e procedimentos complementares da cessão de uso de áreas fora da costa (offshore) para geração de energia elétrica, além de delegar à agência reguladora Aneel competências para firmar os contratos de cessão de uso.

Em outra portaria, o governo estabeleceu a criação de um portal digital para gestão das áreas offshore. Segundo o ministério, o balcão único servirá para acompanhamento do uso do bem público e da evolução dos projetos pela sociedade, investidores e interessados em desenvolver empreendimentos da fonte no Brasil.

"A publicação das duas portarias representa uma evolução signitificativa e contribui para estabelecimento de um marco legal seguro e adequado para a geração de energia elétrica offshore", disse a pasta, em comunicado.

Essas propostas entraram em consulta pública em setembro e são aguardadas por investidores que miram projetos eólicos offshore no país.

Agora, o governo disse que prosseguirá com a regulamentação de outros temas relacionados às eólicas offshore, como a metodologia para cálculo do valor devido à União pelo uso do bem público e o limite máximo de área a ser cedida em um mesmo contrato.

A pasta afirmou ainda que, a partir das portarias, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) poderá apresentar as instruções dos estudos de potencial energético e a Aneel poderá organizar a operacionalização das atividades delegadas.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário