Fed e previsões da Ford geram calafrio e derrubam Wall St
Por David French
(Reuters) - Wall Street encerrou a terça-feira em queda, já que a véspera de provável outro grande aumento da taxa de juros trouxe mais evidências do impacto da inflação nas empresas norte-americanas.
O índice de referência S&P 500 cai 19,1% neste ano, pois investidores temem que medidas agressivas de aperto da política monetária pelo Fed possam levar a economia dos EUA a uma recessão.
O S&P 500 fechou pela terceira sessão consecutiva abaixo de 3.900 pontos --nível considerado por analistas técnicos como um forte suporte.
A perspectiva sombria emitida na semana passada pela empresa de entrega FedEx Corp foi repetida, desta vez pela montadora Ford Motor Co.
As ações da Ford despencaram 12,3%, a maior queda em um dia desde 2011, depois de a companhia sinalizar impacto de 1 bilhão de dólares --maior do que o esperado-- da inflação e atrasar a entrega de alguns veículos para o quarto trimestre devido à escassez de peças.
A rival General Motors Co também afundou 5,6%.
"Vimos alguns líderes falarem sobre as pressões que estão enfrentando, então podemos ver alguma compressão de margem e algum abrandamento nos números de primeira linha nos resultados do terceiro trimestre", disse Greg Boutle, chefe de estratégia de ações e derivativos para os EUA no BNP Paribas.
O banco central dos EUA deve aumentar as taxas em 75 pontos-base pela terceira vez consecutiva ao fim de sua reunião de política monetária na quarta-feira. Os mercados também precificam chance de 17% de aumento de 100 pontos-base e preveem taxa terminal de 4,49% até março de 2023.
O foco também se voltará para a atualização das projeções econômicas e para as estimativas de gráfico de pontos, com investidores em busca de pistas sobre a percepção dos formuladores de política monetária acerca do ponto final dos juros e das perspectivas para desemprego, inflação e crescimento econômico.
O índice S&P 500 fechou em queda de 1,13%, a 3.855,93 pontos. O Dow Jones caiu 1,01%, a 30.706,23 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,95%, a 11.425,05 pontos.
0 comentário
Nasdaq atinge recorde; resultados da Alphabet superam estimativas
Ibovespa fecha em queda com mercado à espera de medidas fiscais; Santander cai mais de 5%
Dólar atinge maior valor desde março de 2021 com desconforto sobre fiscal
Taxas de juros futuros sobem pelo 3º dia com foco no fiscal e nas eleições norte-americanas
UE decide aplicar tarifas extras a veículos elétricos chineses
STOXX 600 cai sob pressão de balanços, viagens e lazer são setores mais afetados