Delegação parlamentar dos EUA chega a Taiwan
TAIPÉ (Reuters) - Uma delegação de parlamentares dos Estados Unidos chegou a Taiwan nesta quarta-feira em uma viagem não anunciada anteriormente, sendo o mais recente grupo de autoridades de alto escalão do país a visitar a ilha, desafiando Pequim, que tem reagido negativamente a essas viagens.
A embaixada de fato dos EUA em Taiwan disse que os oito parlamentares, liderados por Stephanie Murphy, democrata da Flórida que faz parte do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Deputados, ficarão até sexta-feira como parte de uma visita maior à região Indo-Pacífico.
"A delegação se reunirá com líderes seniores de Taiwan para discutir as relações EUA-Taiwan, segurança regional, comércio e investimento, cadeias de suprimentos globais e outras questões significativas de interesse mútuo", acrescentou.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que eles se encontrarão com a presidente Tsai Ing-wen enquanto estiverem na ilha.
A China vê a democraticamente governada Taiwan como seu próprio território, descartando as fortes objeções do governo de Taipé.
A China realizou exercícios de guerra no mês passado perto de Taiwan após uma viagem a Taipé da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, e continuou suas atividades militares na ilha desde então.
Outros legisladores norte-americanos vieram depois da viagem de Pelosi, assim como o governador do Estado norte-americano do Arizona.
(Reportagem de Ben Blanchard)
0 comentário
Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser necessário diminuir ritmo de cortes de juros
À espera de tarifas de Trump, líder chinês faz ofensiva diplomática em cúpulas globais
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia