Marinha dos EUA envia navios de guerra à região de Taiwan antes de visita de presidente da Câmara
Por Greg Torode e Yimou Lee
HONG KONG/TAIPÉ (Reuters) - Quatro navios de guerra dos Estados Unidos, incluindo um porta-aviões, foram posicionados em águas a leste de Taiwan, no que a Marinha dos EUA chamou de destacamentos de rotina nesta terça-feira, em meio à irritação chinesa sobre a visita da presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Nancy Pelosi, à ilha.
O porta-aviões USS Ronald Reagan havia transitado pelo Mar do Sul da China e estava atualmente no Mar das Filipinas, ao leste de Taiwan e das Filipinas e ao sul do Japão, disse um oficial da Marinha dos Estados Unidos à Reuters.
O Reagan, baseado no Japão, está operando com um cruzador de mísseis guiados, USS Antietam, e um destróier, USS Higgins.
"Embora eles sejam capazes de responder a qualquer eventualidade, estas são implantações normais e rotineiras", disse o oficial, que falou sob a condição de anonimato.
Ele disse que não comentaria sobre os locais precisos das embarcações.
O oficial disse que o navio de assalto anfíbio USS Tripoli também se encontrava na área.
Pelosi, uma crítica de longa data da China, tinha previsão de chegada à Taipé mais tarde nesta terça-feira, disseram pessoas informadas sobre o assunto, pois os Estados Unidos disseram que não se sentiriam intimidados pelos alertas chineses contrários à visita.
Surgiram sinais de atividade militar em ambos os lados do Estreito de Taiwan, antes da visita de Pelosi
Aviões chineses voaram perto da linha mediana que divide a via navegável na manhã de terça-feira e vários navios de guerra chineses permaneceram perto da linha divisória não oficial desde segunda-feira, informou uma fonte à Reuters.
Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da China não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
A fonte disse que as aeronaves chinesas conduziram repetidamente movimentos táticos de "tocar" brevemente a linha mediana e circular de volta para o outro lado do estreito enquanto as aeronaves taiwanesas estavam em alerta nas proximidades --um movimento que eles descreveram como provocador.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros