Putin visita Irã em 1ª viagem fora da antiga União Soviética desde guerra na Ucrânia

Publicado em 19/07/2022 10:30

Logotipo Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visita Teerã nesta terça-feira para conversar com o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, na primeira viagem do líder do Kremlin fora do território que pertenceu à antiga União Soviética desde a invasão da Ucrânia por Moscou em 24 de fevereiro.

Em Teerã, Putin também realizará sua primeira reunião presencial desde a invasão com um líder de um país-membro da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o turco Tayyip Erdogan, para discutir um acordo que visa permitir a retomada das exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro, bem como a paz na Síria.

A viagem de Putin, que ocorre poucos dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou Israel e a Arábia Saudita, envia uma forte mensagem ao Ocidente sobre os planos de Moscou de estreitar laços estratégicos com Irã, China e Índia diante das sanções ocidentais.

"O contato com Khamenei é muito importante", disse Yuri Ushakov, assessor de política externa de Putin, a repórteres em Moscou. "Um diálogo de confiança se desenvolveu entre eles sobre as questões mais importantes da agenda bilateral e internacional."

"Na maioria das questões, nossas posições são próximas ou idênticas."

Para o Irã, também irritado com as sanções econômicas ocidentais e em desacordo com os Estados Unidos sobre o programa nuclear de Teerã e uma série de outras questões, a visita de Putin é oportuna.

Seus líderes clericais estão ansiosos para fortalecer as relações estratégicas com a Rússia diante de um emergente bloco árabe-israelense do Golfo, apoiado pelos EUA.

"Considerando a evolução dos laços geopolíticos após a guerra na Ucrânia, Teerã tenta garantir o apoio de Moscou em seu confronto com Washington e seus aliados regionais", disse uma autoridade graduada do Irã que pediu para não ser identificada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário