Ibovespa fecha em queda com commodities e renova mínimas desde 2020; Vale tomba
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, renovando mínimas desde novembro de 2020, pressionado pelo declínio de ações atreladas a commodities e diante da perspectiva de altas mais rápidas de juros nas principais economias do mundo.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,7%, a 96.212,83 pontos, de acordo com dados preliminares, tendo atingido 95.430,74 pontos no pior momento, menor patamar intradia desde 3 de novembro de 2020.
O volume financeiro somava 22,3 bilhões de reais, em pregão também marcado por ajustes visando o vencimento dos contratos de opções sobre ações ba bolsa paulista.
As ações da Vale desabaram mais de 6%, conforme o preço do minério de ferro recuou na Ásia, com o contrato de referência em Cingapura negociado abaixo de 100 dólares, mínima em oito meses. Petrobras PN caiu 2,5%, na esteira do declínio de 0,47% do petróleo Brent.
Na ponta positiva, ações relacionadas a consumo avançaram com a aprovação da PEC dos Benefícios na Câmara dos Deputados, que deve injetar dinheiro na economia, apesar do seu nocivo efeito nas contas públicas, com um impacto fiscal estimado em 41,25 bilhões de reais.
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros