Bolsonaro agradece Congresso por aprovação de PEC e diz que auxílio de R$600 será pago em agosto

Publicado em 14/07/2022 14:52

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente e pré-candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) agradeceu nesta quinta-feira o Congresso Nacional pela aprovação na véspera da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitirá o aumento no valor do Auxílio Brasil e a criação de novos benefícios sociais, a menos de três meses das eleições.

Em entrevista a jornalistas no Maranhão, Bolsonaro afirmou que Executivo e Legislativo são "irmãos siameses" e dependem um do outro.

Bolsonaro disse ainda que a nova parcela do Auxílio Brasil, no valor de 600 reais, será paga no início de mês de agosto.

A Câmara aprovou na noite de quarta-feira a PEC dos Benefícios, ou "PEC kamikaze" e "PEC da reeleição" para os críticos.

Com um impacto fiscal estimado de 41,25 bilhões de reais, a PEC dos Benefícios amplia em 200 reais o Auxílio Emergencial, que passa a 600 reais e dobra o valor ofertado pelo Auxílio Gás. Também cria, a partir da instituição do estado de emergência, um auxílio de 1 mil reais mensais destinado a transportadores autônomos de carga, apelidado de "voucher-caminhoneiro", e também um benefício mensal voltado a taxistas -- até o limite orçamentário de 2 bilhões de reais.

As medidas têm validade apenas até o final do ano, o que tem sido criticado pela oposição.

A PEC é tida como uma das principais apostas da equipe de pré-campanha de Bolsonaro para alavancar as intenções de voto na sua tentativa de reeleição. Ele aparece atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário