"Está tudo em jogo", diz Bostic sobre opções de aumento de juro pelo Fed em julho
ST. PETERSBURG, Flórida, EUA (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, alimentou nesta quarta-feira expectativas crescentes de uma ação mais agressiva do Fed ao dizer que a inflação de junho acima do esperado pode exigir que os formuladores de política monetária considerem um aumento de 100 pontos-base em sua reunião ao fim deste mês.
"Tudo está em jogo", disse Bostic a repórteres durante visita a Tampa e St. Petersburgo, após a divulgação de que os preços ao consumidor subiram 9,1% no mês passado contra um ano antes, aceleração em relação a maio, uma surpresa para os analistas.
Embora Bostic tenha dito que precisa estudar melhor os detalhes do relatório, ele sente que "os números de hoje sugerem que a trajetória não está se movendo de maneira positiva... O quanto eu preciso adaptar é realmente a próxima pergunta".
O Fed elevou as taxas de juros em 75 pontos-base em junho. Antes do relatório do índice de preços ao consumidor divulgado pelo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira, a maioria dos analistas e operadores considerava como certo que outro movimento na mesma magnitude ocorreria neste mês.
Mas quando o dado inflação de junho foi publicado, operadores começaram a apostar em aumento de 100 pontos-base na taxa de juros neste mês, precificação que ganhou mais corpo após as falas de Bostic e a divulgação do Livro Bege.
(Por Howard Schneider)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros