Governo indica Gurjão Barreto para chairman da Petrobras; confirma Andrade para CEO
SÃO PAULO (Reuters) -O Ministério de Minas e Energia apresentou nesta quinta-feira a indicação de executivos para compor o Conselho de Administração da Petrobras, tendo Gileno Gurjão Barreto como presidente do colegiado, e confirmou o nome de Caio Mario Paes de Andrade como indicado ao cargo de CEO da empresa.
Barreto é presidente da Serpro, empresa pública que atua no desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o governo federal.
O governo ainda indicou outros oito nomes para o conselho, sendo que José João Abdala Filho, Marcelo Gasparino da Silva, Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber já pertencem ao colegiado atual, que será renovado diante da determinação do presidente Jair Bolsonaro para trocar o CEO em meio ao descontentamento com a política de combustíveis da empresa.
Desses quatro que já estão no conselho, dois haviam sido indicados anteriormente pelos acionistas minoritários (Abdala Filho e Gasparino).
O movimento acontece após indicações de que o governo gostaria de emplacar até oito conselheiros na nova gestão, versus seis no colegiado atual. Ao todo, são 11 membros, incluindo um representante dos trabalhadores.
A partir das indicações, os nomes serão analisados por órgãos técnicos, inclusive o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Celeg).
Só depois da aprovação dos nomes a empresa deverá convocar assembleia de acionistas para escolher os conselheiros.
A petroleira afirmou anteriormente que as suas assembleias gerais, inclusive aquelas para eleger conselheiros, estão sujeitas ao prazo mínimo de 30 dias entre a convocação e a realização.
Tal processo vem sendo considerado lento pelo governo, que tem pressa para mudar o CEO e os conselheiros, diante da escalada dos preços internacionais do petróleo.
O executivo indicado para a presidência do conselho é formado em Direito pela Uniceub, pós-graduado e mestrando em Direito Tributário Internacional, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV-SP.
Os demais membros indicados são Ricardo Soriano de Alencar, Edison Antonio Costa Britto Garcia, Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, Ieda Aparecida de Moura Gagni.
(Por Nayara Figueiredo e Roberto Samora)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros