Tendência de fragmentação global está forte, alerta chefe do FMI

Publicado em 25/05/2022 15:11

Logotipo Reuters

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta quarta-feira que está menos preocupada com o risco de a guerra na Ucrânia e uma nova desaceleração na China desencadearem uma recessão global do que com a força da tendência de fragmentação econômica e política.

No mês passado, o FMI reduziu sua perspectiva de crescimento global para 2022 a 3,6%, de 4,4% anteriormente, o segundo rebaixamento deste ano, e Georgieva repetiu seu alerta de que os eventos desde então podem levar a cortes adicionais nos prognósticos.

Isso, no entanto, não é o que mais pesa em sua mente no momento, disse ela durante um painel de discussão no Fórum Econômico Mundial.

"O que mais nos preocupa não é o fato de termos esses rebaixamentos, porque de 3,6% para território negativo, para a economia mundial, há um longo caminho a percorrer", avaliou Georgieva.

"O que mais nos preocupa é o risco de entrarmos em um mundo com mais fragmentação, com blocos comerciais e blocos monetários, separando o que até agora era uma economia mundial integrada."

"A tendência de fragmentação é forte", disse Georgieva durante uma sessão intitulada "Cortina de Ferro econômica: cenários e suas implicações".

"Eu fui criada do outro lado da Cortina de Ferro. Eu odiava. E posso dizer a vocês que me assusta que talvez estejamos cambaleando depois da guerra quente para outra guerra fria."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário