Eleições ocorrerão de modo limpo, seguro e dentro da legalidade, diz Fachin
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, disse nesta quarta-feira que as eleições gerais de outubro ocorrerão de modo seguro, limpo e dentro da legalidade constitucional.
Durante evento no Supremo Tribunal Federal (STF) de lançamento do Programa de Combate à Desinformação, que envolve as duas cortes superiores e outras entidades, Fachin estava acompanhando do presidente do Supremo, Luiz Fux, e do vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e também afirmou que atacar o STF é agredir instituições do Estado Democrático de Direito.
Ao exaltar o programa de combate à desinformação das cortes, o presidente do TSE disse também se tratar de uma iniciativa de defesa da democracia que, disse ele, está sendo desafiada pela "cultura da falácia". Na avaliação de Fachin, o programa vem "na hora devida".
O presidente Jair Bolsonaro tem atacado o STF e o TSE e levantado suspeitas sobre o sistema eletrônico de votação sem apresentar quaisquer evidências. Nesta semana, Bolsonaro também disse em discurso a empresários que as eleições deste ano, quando ele tentará a reeleição, podem ser "conturbadas".
Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os levantamentos também apontam que o petista venceria o presidente em um eventual segundo turno.
1 comentário
Ibovespa mostra fraqueza na abertura sem alívio em preocupação fiscal
Dólar tem leve alta na abertura e volta a ultrapassar R$6,00 após pacote fiscal
Dívida pública bruta fica em 78,6% do PIB em outubro, mostra BC
Índices da China registram ganho mensal com expectativa de dados positivos e estímulos
Minério de ferro avança com perspectivas econômicas mais sólidas da China
Ibovespa cai 2% e marca mínima desde junho após pacote fiscal desapontar
Elvio Zanini Sinop - MT
Como meu Pai ; Falecido com 89 anos e minha mãe com 93, anos Sempre Diziam ! Não Existem Duas Verdades, Exemplo Quando se Faz Um depósito Bancário , Tem-se O Recibo do Evento, quando Você Passa o Cartão de Débito em Uma Compra ou Tem-se o Comprovante Impresso da Operação. Porquê quando É depositado o Voto no Candidato Escolhido ; não se tem o Comprovante Impresso ? Lamentável. Proàvelmente estamos chegando no fim dos Tempos da Humanidade.
As urnas registram os votos de forma sequencial,, assim como os MESARIOS registram cada votante---- Isso é ilegal porque permite conhecer o voto de cada pessoa
Eles só são do contra. Não entendem nada e não podem explicar sequer a razão da Terra girar em torno do Sol. Qualquer fato que aporte a honestidade, a transparência, a eficiência, produtividade e ao bem da Nação e, via de consequência, prejudique seus projetos de poder e o saque aos cofres do Estado/Controle Social da população, esta "casta de lacradores sanguessugas" vota em contrário. Simples assim. Não estão interessados em lógica e nos fatos. Querem Poder e Privilégios.
Sr Geraldo, sei que existem moleques picadores mas eu tinha a esperança de encontrar pelo menos UM que estivesse em condições de esclarecer uma situação diferente---
Pois é , coloca-se a lista de votos dentro a urna ao lado da lista de registro dos mesários e pronto fica-se sabendo o voto de cada um ------Mas a lei não diz que o voto e' secreto ???