Presidente da Ucrânia diz que ataque russo será na quarta-feira

Publicado em 14/02/2022 17:07 e atualizado em 14/02/2022 17:48
Volodymyr Zelenskyy não deu detalhes de quem teria informado governo sobre a possível ação da Rússia

Logotipo Notícias Agrícolas

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy disse nesta segunda-feira (14) que seu governo foi informado de que a Rússia atacará o país na quarta-feira (16). A imprensa internacional destaca que o líder ucraniano não informou a origem da informação.

"Disseram-nos que 16 de fevereiro será o dia do ataque", disse Zelenskyy, acrescentando que vai proclamar a data como dia da unidade nacional ucraniana. A informação foi confirmada pela NBC News.

Depois de um telefonema considerado inconclusivo no final de semana entre o presidente dos EUA Joe Biden e o líder russo Vladimir Putin, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que uma invasão poderia acontecer "a qualquer momento".

Nesta segunda-feira, os norte-americanos decidiram transferir as operações da embaixada na Ucrânia da capital Kiev para a cidade ocidental de Lviv com "aceleração dramática no acúmulo de forças russas".

Biden teria tentado impor no final de semana uma espécie de ultimato para Putin e alertado sobre as consequências que o país poderia enfrentar caso siga com a ação militar, porém, sem sucesso, segundo a Bloomberg. Os países afirmaram que manterão o contato nos próximos dias.

A Rússia nega oficialmente qualquer possibilidade de invasão ao território ucraniano, mas tem reunido nos últimos meses milhares de soldados na fronteira do país, atualmente são mais 100 mil soldados, segundo informações da Bloomberg.

Os treinamentos de civis, incluindo idosos e crianças, têm aumentado em regiões da Ucrânia. Segundo as agências de notícias, a intenção da Ucrânia com os treinamentos não seria para superar o poderio da Rússia, já que isso seria impossível, mas formar uma resistência dos civis em caso de invasão.

Cidadãos de diversas nacionalidades têm sido orientados a deixar o país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário