Atividade de serviços da China volta a crescer em setembro, mostra PMI do Caixin
A atividade no setor de serviços da China voltou a crescer em setembro uma vez que diminuiu um grande surto de Covid-19 na província de Jiangsu, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.
O PMI de serviços de Caixin/Markit subiu a 53,4 de 46,7 em agosto, afastando-se da mínima vista desde o ápice da pandemia no ano passado. A marca de 50 separa crescimento de contração.
O resultado da pesquisa, que foca mais em empresas menores nas regiões costeiras, está em linha com o resultado de um levantamento oficial da semana passada que também mostrou que o setor de serviços voltou a crescer.
Analistas dizem que o setor de serviços, que demorou mais para se recuperar da pandemia do que a indústria, é mais vulnerável a surtos esporádicos de Covid-19 no país.
"Diante disso, nos próximos meses, o governo deveria se focar em melhorar a prevenção à pandemia e controlar e aliviar a pressão do lado da oferta", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.
Os subíndices de novos negócios, preços cobrados e emprego se recuperaram para território expansionista em setembro, embora os novos negócios para exportação tenham encolhido de novo, tocando a mínima em sete meses.
0 comentário
Wall St cai após dados de emprego nos EUA
Analistas citam pressão de fundamentos e câmbio ao prever novo estouro da meta de inflação em 2025
Dólar sobe mais de 1% após relatório de emprego forte nos EUA
Criação de vagas de trabalho nos EUA supera expectativas em dezembro; taxa de desemprego cai para 4,1%
Ibovespa tem abertura positiva com IPCA e EUA no radar
Dólar caminha para queda de 2% na semana com mercado de olho em IPCA e dados de emprego nos EUA