Japão revisa para cima crescimento do PIB no 2º tri por gastos de capital mais fortes
A economia do Japão cresceu mais do que o boletim estimado no segundo trimestre devido aos gastos gastos de capital, embora o ressurgimento da Covid-19 esteja prejudicando o consumo do setor de serviços e afetando as perspectivas.
Dados revisados ??do Produto Interno Bruto (PIB) pelo Escritório do Gabinete nesta quarta-feira inevitavelmente a economia aumentando uma taxa anualizada de 1,9% entre abril e junho, contra expectativa de economistas de 1,6% e estimativa inicial de expansão de 1,3%.
A revisão para cima aconteceu devido a gastos empresariais melhores do que o boletim estimado, uma vez que a rápida recuperação econômica global impulsionou os gastos de capital e a produção industrial, o que mais do que compensou a atividade fraca do setor de serviços.
Ainda assim, a recuperação econômica do Japão continua frágil devido à lenta vacinação contra a Covid-19 e conforme as restrições devido à pandemia prejudicam a atividade do setor privado.
"A recuperação do Japão está atrás das outras economias avançadas. Assim, é preciso aguardar até ao menos o começo do próximo ano para a plena recuperação da economia", disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.
Em comparação trimestral, o PIB do segundo trimestre cresceu 0,5% sobre o primeiro em termos ajudados aos preços, contra leitura inicial de 0,3% e expectativa de 0,4%.
O componente de gastos de capital do PIB cresceu 2,3% no segundo trimestre contra o período de janeiro a março, ante expectativa de 2,0% e preliminar de 1,7%.
O consumo privado, que responde por mais da metade do PIB do Japão, aumentou 0,9% entre abril e junho sobre os três meses anteriores, contra estimativa preliminar de ganho de 0,8%.
A demanda doméstica contribuiu com 0,8 ponto percentual para os dados revisados, enquanto as exportações líquidas reduziram 0,3 ponto do crescimento do segundo trimestre.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros