Rosa Weber permite a governador do Amazonas não ir à CPI da Covid

Publicado em 10/06/2021 10:35

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que permite a ele não comparecer à CPI da Covid no Senado para depor nesta quinta-feira.

Na decisão, a ministra também determinou que, caso decida comparecer à comissão, Lima poderá manter-se em silêncio, recusar-se a responder às perguntas dos senadores e não prestar o compromisso de dizer a verdade perante o colegiado. Caso queira comparecer, poderá ainda ter a assistência de um advogado durante o depoimento e se retirar do plenário da comissão a qualquer momento que considerar conveniente no exercício de sua defesa.

O governador do Amazonas, um dos Estados mais duramente atingidos pela pandemia de Covid-19 no Brasil, foi convocado à CPI na condição de testemunha, o que lhe obrigaria a dizer a verdade diante dos senadores da comissão.

Em sua decisão, no entanto, Rosa Weber afirmou que Lima "inequivocadamente é investigado", lembrando que ele foi alvo de operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal e que foi oferecida denúncia por supostos crimes praticados no Amazonas no combate à pandemia.

"Desse modo, os investigados por Comissões Parlamentares de Inquérito, assim como ocorre na seara judicial, não podem ser obrigados a comparecer ao ato de inquirição, como decorrência do direito à não autoincriminação", afirmou a ministra na sua decisão.

O depoimento de Lima está marcado para a manhã desta quinta na CPI da Covid no Senado.

(Por Eduardo Simões)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário