Relator apresenta parecer pela constitucionalidade da reforma administrativa à CCJ da Câmara
O relator da reforma administrativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Darci de Matos (PSD-SC), apresentou nesta segunda-feira parecer favorável à admissibilidade da proposta, termo que se refere a aspectos de constitucionalidade e legalidade.
Após a apresentação do relatório, foi concedida vista coletiva, mas a perspectiva é que a proposta seja analisada ainda nesta semana pela CCJ.
A reforma, inserida em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa, na intenção de "conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação do Estado".
No parecer, Darci recomendou a retirada de dois trechos da proposta original. Um deles tratava de impedimento aos servidores de cargos típicos de Estado de exercer qualquer atividade remunerada. O outro previa que o presidente da República pudesse extinguir, transformar ou fundir entidades da administração pública autárquica e fundacional.
O relator reconhece que boa parte das polêmicas envolvem questões de mérito, a serem discutidas posteriormente. Após a votação na CCJ, a PEC será encaminhada a uma comissão especial, essa sim responsável pela análise do conteúdo em si da proposta.
0 comentário

Presidente do Fed de Nova York diz que política monetária está no lugar certo em meio a incertezas

Ibovespa abre sem viés claro com cena corporativa no radar em dia de vencimento de opções

Dólar sobe em sessão de ajustes, mas caminha para 3ª queda semanal seguida

BC da China afirma que aumentará a resiliência do mercado cambial

Ações da China e de Hong Kong registram perda semanal com liquidação em tecnologia

Projeto de reciprocidade ambiental está em análise na CAE