Dólar passa a cair ante real à espera do Copom
O dólar passava a cair ante o real nesta quarta-feira, com os investidores à espera de um aumento acentuado nos juros básicos domésticos ao fim da reunião de política monetária do Banco Central, enquanto também monitoravam o clima político em Brasília.
Às 10:21, o dólar recuava 0,66%, a 5,3961 reais na venda, enquanto o dólar futuro negociado na B3 tinha queda de 1,02%, a 5,4035 reais.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC encerra nesta quarta-feira sua reunião de dois dias, com ampla expectativa dos mercados que ao final dela a taxa Selic será elevada a 3,5%, ante o patamar atual de 2,75% .
Em sua última decisão de juros, o Banco Central já havia elevado a Selic a taxa semelhante de 75 pontos-base, antes de uma mínima histórica de 2%. Há entre os investidores a visão de que a autarquia busca esfriar as pressões sobre os preços este ano e impedir que as informações atualizadas para 2022 subam.
Nesta quarta-feira, "o espaço para surpresas é limitado", disse Ricardo França, analista da Ágora Investimentos. "Mas o mercado aguarda o comunicado que acompanha a decisão, em busca de pistas em relação à condução da política monetária ao longo de 2021."
Matheus Jaconeli, economista da Nova Futura Investimentos, opinou em comentários que, "juntamente com o aumento, uma autoridade monetária tende a adotar um tom altista, embora o hiato do produto ainda esteja elevado". Ele citou o aumento do balanço de riscos atrelados aos possíveis ruídos políticos como fatores de atenção para a condução da política monetária.
Vários já especialistas apontaram um cenário de normalização da taxa de juros ao longo dos próximos meses como um possível fator de apoio para o real, podendo atrair desvios devido à maior atratividade local.
Enquanto isso, os investidores seguiam de olho em Brasília.
A CPI da Covid tomará nesta quarta-feira o depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich, depois de na véspera Luiz Henrique Mandetta afirmar que o presidente Jair Bolsonaro se conselhava com um grupo paralelo sobre o enfrentamento ao coronavírus, contando ter participado de reunião no Palácio do Planalto onde foi avaliada possível mudança na bula da cloroquina para utilização contra a Covid-19.
Na frente das reformas apresentadas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou na terça-feira o encerramento da comissão mista da reforma tributária por recomendação de parecer técnico devido ao término de prazo regimental, mas prometeu buscar a melhor forma de aprovar uma reformulação possível do sistema de tributos e impostos do país no prazo mais rápido.
O anúncio de Lira ocorreu pouco após o relator da proposta na comissão mista, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ler o seu parecer no colegiado formado por deputados e senadores com a intenção de produzir um texto de consenso entre as duas Casas do Congresso para facilitar e acelerar sua aprovação posterior.
No exterior, o índice do dólar contra uma cesta de rivais fortes apresentava leve alta nesta manhã. Divisas emergentes pares do real desempenho misto.
Na terça-feira, a moeda norte-americana à vista teve alta de 0,26%, a 5.4322 reais na venda.
O Banco Central anunciou para este pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 15 mil contratos com vencimento em novembro de 2021 e março de 2022.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros