Ibovespa sobe após quedas seguidas, mas caminha para 1ª perda semanal desde março
O Ibovespa subia nesta sexta-feira, após três décadas seguidas de perdas, tendo nenhum radar a sanção presidencial do Orçamento 2021 e Usiminas abrindo a temporada de balanços com resultado acima do esperado.
Às 11:20, o Ibovespa subia 0,72%, a 120.235,16 pontos, mas ainda a caminho da primeira perda semanal desde março, com declínio de 0,7% até o momento.
O volume financeiro somava 6,5 bilhões de reais.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou na véspera o Orçamento de 2021 com um corte de 19,8 bilhões de reais em dotações orçamentárias e veto à autorização para a criação de cargas na Política Militar e no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Ao mesmo tempo, a Presidência anunciou o decreto para promover um bloqueio adicional de mais 9 bilhões de reais nos recursos do Orçamento, segundo o governo, para garantir o cumprimento do teto de gastos.
"Terminou a novela do Orçamento", afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, avaliando que o resultado foi o melhor do que o esperado.
Em Wall St, o sinal positivo prevalecia, tendo no radar que a atividade industrial dos Estados Unidos acelerou no início de abril [nZON002J2V], bem como a recuperação das vendas de novas moradias nos EUA superou expectativas em março.
DESTAQUES
- USIMINAS PNA recuava 1,8%, após renovar máximo intradia desde agosto de 2010 mais cedo, a 23,12 reais, na esteira do resultado trimestral, que mostrou lucro líquido de 1,2 bilhão de reais no primeiro trimestre, beneficiado pela forte demanda de aço no país, que avalizou aumento nos preços. [nL1N2MG0VO] No setor, CSN ON cedia 1,85%, enquanto GERDAU PN subia 1,23%.
- BRF ON valorizava-se 2,32%, tendo o pano de fundo relatório do Goldman Sachs de início de cobertura do setor, com recomendação de 'compra' para ações e preço-alvo de 34,30 reais. JBS ON, que também teve recomendação de 'compra' pelos analistas do banco norte-americano, avançava 0,59%. No setor, MINERVA ON <BEEF3.SA>, que teve recomendação 'neutra', caía 0,83%. MARFRIG ON perdia 1,29%.
- CIA HERING ON subia 3,89%, perda a perda na semana, que até a véspera superava 5%. O papel segue suscetível a especulações relacionadas a fusões e aquisições no setor após a redução de moda divulgada na semana passada que recusou uma proposta não solicitada de fusão feita pelo fabricante de calçados e acessórios Arezzo.
- ELETROBRAS PNB e ELETROBRAS ON avançavam 4,48% e 4,51%, respectivamente. A companhia divulgou na véspera que a Aneel aprovou o reperfilamento do componente financeiro da Rede Básica Sistema Existente (RBSE).
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado