Serviços e energia impulsionam inflação da zona do euro em março

Publicado em 16/04/2021 08:09

LOGO REUTERS

A inflação na zona do euro acelerou como estimado inicialmente em março, devido principalmente a serviços e energia mais caros, mostraram dados da agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira.

A Eurostat confirmou suas estimativas anteriores de que os preços nos 19 países que usam o euro subiram 0,9% na comparação mensal e 1,3% na base anual, acelerando de uma taxa de 0,9% em janeiro e fevereiro.

O Banco Central Europeu quer manter a inflação baixa, mas perto de 2% no médio prazo.

Os serviços deram a maior contribuição para a alta, de 0,57 ponto percentual, enquanto os preços da energia contribuíram com 0,43 ponto.

Sem os voláteis preços da energia e alimentos --medida que o BCE chama de núcleo da inflação-- os preços subiram 0,8% no mês e 1,0% no ano a ano, ambos como informado inicialmente.

O BCE prevê uma alta da inflação devido a efeitos base e fatores temporários, alertando que a alta dos preços pode até mesmo superar sua meta no final do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário