Governo indica conselheiros para BB, formaliza indicação de Ribeiro como presidente-executivo
O Banco do Brasil comunicou nesta segunda-feira que o Ministério da Economia encaminhou para análise e manifestação do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do banco o processo de indicação de Fausto Ribeiro para presidir a instituição financeira.
Em fato relevante, o banco afirmou que o Corem irá se reunir para avaliar a indicação.
O governo federal anunciou a indicação de Fausto Ribeiro para ser o próximo presidente-executivo do BB no último dia 18, após o atual mandatário, André Brandão, ter renunciado ao cargo. Ribeiro foi também indicado pelo ministério para ser o novo presidente do conselho do banco.
Ribeiro, funcionário de carreira no BB desde 1988, será o terceiro presidente do banco em cerca de seis meses, com Brandão finalmente sucumbindo ao desgaste com o presidente Jair Bolsonaro após o anúncio em janeiro de um plano da instituição que incluía demissões e fechamento de agências.
CONSELHO
O governo indicou três novos membros para o conselho de administração do BB: os ex-executivos do banco Aramis de Andrade e Walter Ribeiro, além de Iêda Cagni, atual secretária-geral de Administração da Advocacia-Geral da União.
Eles devem substituir conselheiros de saída do banco, entre eles o presidente do colegiado, Hélio Magalhaes. Também não entraram na lista do governo José Monforte e Fabio Barbosa.
As indicações contrastam com a ideia do ministro da Economoia, Paulo Guedes, de nomear membros independentes para companhias de controle estatal, com experiência fora do governo.
Magalhães, por exemplo, havia comandado unidades do Citigroup e da American Express.
A eleição dos novos membros está prevista para assembleia geral ordinária do BB, agendada para 28 de abril, conforme edital de convocação divulgado nesta segunda-feira.
As ações do BB recuavam 0,6% às 12h48, enquanto o Ibovespa mostrava baixa de 0,2%.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros