CVM investiga Petrobras após notícias envolvendo troca na presidência da empresa
A gerência de acompanhamento de empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo a Petrobras após notícias envolvendo a troca na presidência da companhia que faziam as ações da estatal caírem cerca de 20% na Bovespa nesta segunda-feira.
Embora esteja datada de sábado (20), o processo aberto foi publicado no website da autarquia apenas nesta segunda-feira e não dá detalhes sobre a investigação.
Na véspera, a Reuters publicou, citando uma fonte a par do assunto, que a CVM anunciaria abertura de investigação nesta segunda sobre o anúncio na troca do comando da Petrobras feita pelo presidente Jair Bolsonaro.
Num post nas redes sociais na sexta-feira à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir como conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco.
Pela legislação societária, empresas listadas em bolsa como a Petrobras devem comunicar informações importantes como essa por meio de um fato relevante, o que não aconteceu. Além disso, mudanças dos principais executivos das empresas devem ser aprovadas pelo conselho de administração, o que também ainda não houve.
Às 14:38, a ação preferencial da Petrobras desabava 20,23%, enquanto o papel ordinário perdia 20,55%. O Ibovespa recuava 4,29%.
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado