Senado aprova MP que protege bancos contra efeitos de variação excessiva do câmbio

Publicado em 09/07/2020 08:38

LOGO REUTERS

(Reuters) - O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira o projeto que protege bancos e corretoras com investimentos fora do país contra os efeitos de uma variação cambial excessiva, informou a Agência Senado.

O texto, que se originou da Medida Provisória 930, segue agora para sanção presidencial

O projeto altera a tributação sobre o hedge que instituições financeiras fazem sobre investimentos para compensar prejuízos que possam ter com variações no câmbio. O governo argumenta que a pandemia da Covid-19 impôs a esses investimentos uma volatilidade cambial maior.

O Banco Central argumenta que a mudança corrigirá distorções na tributação de investimentos fora do país. Na regra atual, a variação cambial sobre a parte protegida do investimento não é tributada, mas a variação sobre o hedge, sim. Isso diminui o valor líquido do seguro, exigindo que os bancos busquem uma proteção mais custosa para compensar.

Com a MP, a tributação sobre a variação cambial do investimento protegido será igual à tributação sobre a variação do hedge, e ambas entrarão na base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

O encontro se dará de forma escalonada: a partir de 2021, 50% da variação do investimento será tributada; a partir de 2022, será 100% da variação.

LETRAS FINANCEIRAS

A MP também trata de letras financeiras, títulos emitidos por bancos e que servem para empresas captarem dinheiro no mercado. O texto autoriza o Conselho Monetário Nacional (CMN) a permitir que bancos emitam letras financeiras com prazo inferior a um ano. Os papéis poderão ser dados em garantia ao BC em troca de empréstimos. A medida beneficia bancos sem uma ampla rede de varejo para captar recursos dos clientes.

(Redação São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário