Brasil tem 100 mil testes de coronavírus ainda não contabilizados, diz Ministério da Saúde

Publicado em 06/05/2020 08:30

LOGO REUTERS

(Reuters) - O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que ainda aguarda o envio dos resultados de cerca de 100 mil testes de Covid-19 realizados por laboratórios particulares de todo o país, o que pode impactar enormemente no número de casos confirmados da doença.

Até o momento o Brasil tem 114.715 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados nesta terça pelo ministério, com 7.921 óbitos.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, disse que não é possível estimar quantos dos cerca de 100 mil testes ainda não enviados ao ministério terão resultado positivo, e acrescentou que o envio é de responabilidade dos laboratórios, de acordo com a legislação.

"Não sei precisar desses 100 mil quantos são positivos. Isso é de responsabilidade da instituição e não do ministério", afirmou o secretário em entrevista coletiva.

Além dos testes realizados nos laboratórios particulares, o Brasil tinha até domingo outros 90 mil testes aguardando resultado, segundo Wanderson. O secretário informou que esse número vai diminuir nos próximos dias, uma vez que laboratórios do Ministério da Agricultura e das Forças Armadas também estão realizando exames de Covid-19.

Wanderson informou ainda que o governo federal já enviou aos Estados 1,6 milhão de testes moleculares e mais 3,4 milhões de testes rápidos, de um total de 46 milhões de testes para coronavírus.

"Nós testaremos 12% da população brasileira, é muito maior do que muitos países estão fazendo, e esse processo está se aprimorando", afirmou. "O Brasil está testando muito, não dá para dizer que não estamos testando."

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário